"Os posters alternativos tiveram um boom mundial em 2008, em que vários designers começaram a pegar em filmes populares e a fazer a sua versão. Em 2009, foi quando todos os fãs foram atrás dessa moda, entrei no comboio e, como sou um cinéfilo, também queria fazer as minhas versões. Primeiro, comecei a fazer de alguns filmes que gostava mais, dos mais populares. Depois, começou a pegar e comecei a fazer cada vez mais. Atualmente, já vai desde o blockbuster ao filme menos conhecido para abranger um bocadinho mais o leque de gostos e escolhas. Já lá vão oito anos e posso dizer que está a correr bem", contou Edgar Ascensão ao SAPO Mag durante a Comic Con Portugal.

Em conversa com o SAPO Mag, Edgar Ascensão explica que o cartaz alternativo que fez para "Moonlight" tornou-se num dos mais populares. "Faço anualmente algumas séries especiais dos Óscares, vejo os mais nomeados e faço cinco ou seis posters. No ano passado, fiz o do "Moonlight", que acabou por ser um dos filmes que as pessoas mais gostaram. O cartaz chegou às redes sociais e as pessoas certas partilharam. Uma das pessoas era amigo do realizador do filme, descobriu o poster, publicou e identificou o realizador", conta o designer, contando ainda que Barry Jenkins também partilhou. "Tornou-se viral e deu mais nas vistas internacionalmente", acrescenta.

Entre cartazes alternativos, Edgar Ascensão já foi convidado para fazer os posters oficiais para o filme queniano independente "18 Hours".

Veja na galeria alguns dos cartazes de Edgar Ascensão que poderá encontrar na Comic Con Portugal: