A Argentina possui dois destaques na programação desta segunda-feira no Festival de Cinema de San Sebastián: a série gastronómica "Nada", da dupla de realizadores Mariano Cohn e Gastón Duprat, com participação de Robert De Niro, e o filme "La práctica" ("A Prática", em tradução livre), de Martín Rejtman.

Com cerca de 20 projetos na programação e dois filmes na disputa pela Concha de Ouro, o cinema argentino é um dos grandes protagonistas desta edição do festival. Quase metade da secção Horizontes Latinos, dedicada ao cinema da região, também está ocupada por filmes da Argentina.

Os filmes presentes nesta secção latino-americana são "Estranho Caminho", do brasileiro Guto Parente, que narra a visita de um jovem cineasta à sua cidade natal durante a pandemia da COVID-19, e "El Castillo" ("O Castelo", em tradução livre), do argentino Martín Benchimol, a história de uma empregada humilde que recebe como herança do seu patrão recentemente falecido um castelo nos pampas argentinos.

O filme de Parente ganhou um prémio no Festival de Tribeca, em Nova Iorque, e Benchimol estreou o seu na secção Panorama do Festival de Berlim.

Já Cohn ("O Ilustre Cidadão") e Duprat ("Competição Oficial") dirigem os cinco episódios da série sobre um crítico gastronómico interpretado por Luis Brandoni.

A história começa com a morte da sua assistente, governanta e cozinheira, que vive com ele há décadas e é responsável por tudo. A personagem de Brandoni é, então, obrigada a tomar as rédeas da própria vida até perceber que não sabe fazer nada - a inspiração para o título.

Robert De Niro, amigo da vida real de Brandoni, participa na série.

"Explicámos-lhe que a série iria homenagear Buenos Aires e, como amante da cidade, ele ficou entusiasmado", contou Duprat ao jornal do festival.

De Niro "passou dez dias a gravar connosco, dos quais temos excelentes lembranças", disse Cohn.

Num local conhecido pela sua excelente comida, o festival de cinema na cidade basca, no norte da Espanha, conta com uma seleção de filmes culinários.

Esta segunda-feira, na secção oficial, serão exibidos os concorrentes ao prémio Concha de Ouro "La Práctica", filme argentino de Martín Rejtman, "Un Silencio" ("Um silêncio", em tradução livre), do belga Joachim Lafosse, vencedor da Concha de Prata 2015 de Melhor Realização por "Les Chevaliers Blancs", e "MMXX", do romeno Cristi Puiu.

"La Práctica", uma obra com traços de comédia, conta a história de Gustavo, um argentino professor de ioga radicado há vários anos no Chile, que está num processo de divórcio com a sua esposa, também professora.