A Warner Bros. Discovery anunciou que deixaria de lado a adaptação cinematográfica da personagem da DC Comics, protagonizada por Leslie Grace e com Michael Keaton no papel de Batman. O filme não será lançado nos cinemas nem na plataforma de streaming HBO Max.

"Estamos tristes e chocados com a notícia. Ainda não conseguimos acreditar", escreveram os realizadores Adil El Arb e Bilall Fallah numa publicação no Instagram.

"Como realizadores, é fundamental que o nosso trabalho seja visto pelo público e, embora o filme estivesse longe de estar pronto, desejávamos que fãs de toda gente tivesse oportunidade de ver o produto final".

Batgirl

A fotografia já estava finalizada e parte da pós-produção, onde são adicionados efeitos especiais, som e gráficos, também havia sido feita.

Leslie Grace havia comentado numa entrevista sobre o quão empolgada estava em conseguir o papel e trabalhar ao lado de Keaton e outras estrelas.

"Foi um sonho trabalhar com atores tão fantásticos como Michael Keaton, J.K. Simmons, Brendan Fraser (...) e especialmente a grande Leslie Grace, que interpretou a Batgirl com tanta paixão, dedicação e humanidade", escreveram El Arbi e Fallah.

"De qualquer forma, como grandes fãs de Batman desde crianças, foi um privilégio e uma honra ter feito parte do Universo estendido da DC, mesmo que apenas por um breve momento".

A decisão de arquivar o filme agitou Hollywood, onde especialistas da indústria apontaram que era inédito um filme não ser lançado tão perto de sua conclusão e com tanto dinheiro já investido.

"Batgirl" parece ter sido vítima de uma mudança na estratégia corporativa após a fusão da Warner Bros. com a Discovery.

A Warner Bros. tinha-se comprometido em produzir filmes para serem estreados diretamente no serviço de streaming HBO Max, como parte de um esforço para aumentar os subscritores nesse setor cada vez mais competitivo. Mas essa decisão parece ter sido revertida depois da parceria com a Discovery.

A revista Variety citou especialistas da indústria que disseram que "Batgirl" não era deslumbrante o suficiente para um lançamento nos cinemas, com as suas caras exigências de marketing, e, ao mesmo tempo, grande demais para fazer sentido económico no cenário do streaming.