A atriz portuguesa Alba Baptista foi distinguida no Festival de Cinema Europeu Subtitle, na Irlanda, com o prémio Revelação (feminina), anunciou a organização da iniciativa.
Alba Baptista consta na lista dos 12 premiados na edição deste ano do festival, que decorreu até domingo, enviada hoje à agência Lusa pela organização. Segundo a mesma fonte, a atriz portuguesa recebeu o prémio das mãos do ator dinamarquês Kim Bodnia, numa cerimónia que decorreu no domingo à noite, em Kilkenny.
Alba Baptista, de 21 anos, concluiu em 2012 o curso de interpretação da ACT – Escola de Actores, tendo depois disso trabalhado tanto em cinema como em televisão.
No cinema, fez parte do elenco de filmes como “Leviano”, de Justin Amorim, “Miami”, de Simão Cayatte, “Caminhos Magnétykos”, de Edgar Pêra, e “Tudo o que imagino”, de Leonor Noivo.
Em televisão fez parte, por exemplo, dos elencos de séries como “Filha da Lei” e “País Irmão”, e de telenovelas como “A Impostora" e "Jogo Duplo”.
No ano passado, um outro ator português, Nuno Lopes, tinha sido distinguido no Festival de Cinema Europeu Subtitle.
Nuno Lopes recebeu o prémio pelo papel que interpreta em “São Jorge”, de Marco Martins, com o qual já tinha recebido o prémio de melhor ator na secção Horizontes (novos valores) do festival de Veneza.
O Subtitle dedica-se a exibir recentes filmes europeus em estreia na Irlanda, e conta com a presença de vários atores, atrizes e diretores de 'casting'.
Comentários