Mitologia grega: após quase três meses, está desfeito o mistério sobre qual será o tema do 13.º filme de Christopher Nolan.

Esta semana, a Universal Pictures anunciou nas redes sociais que o oscarizado cineasta britânico de "Oppenheimer" vai dirigir a adaptação ao cinema de "Odisseia", o poema clássico grego de Homero.

"O próximo filme de Christopher Nolan, ‘The Odyssey’, é um mítico épico de ação rodado por todo o mundo usando nova tecnologia de filme IMAX. O filme traz a saga fundamental de Homero aos ecrãs IMAX pela primeira vez e estreia em todos os cinemas a 17 de julho de 2026", diz o texto oficial do estúdio.

Centrada na jornada de 10 anos do regresso a casa da personagem Odisseu (ou Ulisses na mitologia romana), herói da Guerra de Troia, esta sequela de "Ilíada", do mesmo autor, escrita algures entre 750 e 650 a.C., é uma obra fundamental da literatura ocidental.

As primeiras notícias sobre o projeto em outubro foram sobre a escolha dos atores: segundo várias fontes, os grandes protagonistas serão Matt Damon, Robert Pattinson e Anne Hathaway, que já apareceram em vários filmes de Nolan, como "O Cavaleiro das Treva Renasce", “Interstellar”, "Tenet" e “Oppenheimer”, além de Tom Holland, a fazer a estreia às ordens do realizador.

O elenco também vai incluir a participação de Zendaya e das vencedoras do Óscar Lupita Nyong'o e Charlize Theron.

A rodagem está prevista para arrancar no início de 2025.