Após ganhar a Palma de Ouro no Festival de Cannes, «O Laço Branco», de Michael Haneke, acaba de conquistar os troféus para Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Argumento nos European Film Awards.
Já começaram as sair as listas dos melhores filmes do ano que agora finda, e uma das mais importantes é a do American Film Institute, que já escolheu os 10 melhores filmes de 2009.
O filme «Avatar», um prodígio da tecnologia que o realizador James Cameron esperou quinze anos para fazer, vai estrear no dia 17 de Dezembro em quase 90 salas de cinema portuguesas, a maioria delas com projecção em três dimensões.
Com «Avatar» prestes a estrear, acaba de ser divulgado o próximo grande projecto de James Cameron: uma nova versão de «Viagem Fantástica», com toda a tecnologia à disposição do cinema actual.
É o filme mais falado da temporada e promete revolucionar a história do cinema. «Avatar» é a nova película de James Cameron, com novas imagens em exclusivo no SAPO.
Chileno de baptismo mas espanhol de adopção, Alejandro Amenábar é um cineasta oscarizado, que acaba de estrear o seu projecto mais ambicioso, «Ágora». O SAPO falou com ele.
Apesar da crise ser mundial, Hollywood parece não ter razões de queixa: prestes a chegar ao final de 2009, as bilheteiras de cinema norte-americanas já atingiram o seu valor mais alto de sempre.
Jay Baruchel vai ser o aprendiz de um feiticeiro encarnado por Nicolas Cage na Nova Iorque da actualidade, numa nova versão da célebre história de Goethe. O primeiro «trailer» acaba de chegar à internet.
O anúncio oficial será efectuado apenas sexta-feira, mas foi já confirmado por diversos órgãos de comunicação que a jornalista Maria João Seixas será a sucessora de João Bénard da Costa na direcção da Cinemateca Portuguesa.
O mais recente cinema de animação e documental japonês volta a ser apresentado na Culturgest, em Lisboa, em mais uma edição do Nippon Koma, que arranca hoje e se prolonga até 12 de Dezembro.
Depois de «Arizona Dream», Johnny Depp vai voltar a trabalhar com o cineasta sérvio Emir Kusturica, desta feita numa adaptação da vida do revolucionário mexicano Pancho Villa.
Em «Artur e a Vingança de Maltazard», o realizador Luc Besson cruzou pela segunda vez animação e imagem real e recuperou como protagonista Freddie Highmore para uma experiência que diz ter sido «muito mais fácil».
A utilização do Flipnote Studio na criação de uma curta-metragem de animação foi o desafio proposto a um conjunto de alunos da Escola de Belas Artes de Lisboa, com quem o SAPO foi falar.
Sem surpresas, o segundo filme da série «Twilight» dominou as salas de cinema portuguesas na semana de estreia, com mais de 290 mil espectadores em apenas oito dias em cartaz.
Quando o alemão Marcus Nispel refez «O Massacre do Texas», em 2003, Hollywood redescobria o cinema de terror dos anos 70. De lá para cá a moda só aumentou.
Bárbara Guimarães, João Manzarra, Pedro Lima e Manuel Marques são quatro das vozes portuguesas do filme de animação «Planeta 51», que contaram ao SAPO tudo sobre o novo filme.
A loucura pelas três dimensões continua em Hollywood. Acaba agora de ser confirmado que o terceiro filme da série «Jackass» e a sequela de «Zombieland» beneficiarão também da nova tecnologia 3D.
O filme que muitos dizem ter o mesmo efeito que «O Projecto Blair Witch» teve nos anos 90 chega esta semana às salas de cinema. E, claro, «Uma Aventura» passa a ter lugar no grande ecrã.
É já no próximo Sábado, dia 5 de Dezembro, na Cinemateca Portuguesa, que Caetano Veloso apresentará ao público português «O Cinema Falado», um filme de pendor experimental que realizou, escreveu e produziu em 1986.
O segundo filme da série «Twilight», «Lua Nova», era tão aguardado pelos fãs da série em Portugal que, mesmo a meio da semana, conseguiu levar às salas cerca de 42 mil espectadores.
À segunda semana em cartaz, o filme catástrofe «2012» consegue levar mais 130 mil pessoas ao cinema, ultrapassando já os 315 mil bilhetes vendidos em apenas 14 dias. «Um Conto de Natal» ficou em segundo lugar.