“Retropolitana”, o novo disco de originais dos GNR, estreia-se nos palcos nacionais no próximo dia 30 de Abril, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.<
"Pesadelo em Peluche", o novo disco dos Mão Morta, foi editado a 19 de Abril. Em entrevista ao SAPO Notícias, o vocalista da banda de Braga, Adolfo Luxúria Canibal, falou das diferenças do álbum face aos antecessores e de como as novas canções serão apresentadas ao vivo. O grupo actua no Coliseu de
Jim Carrey e Ewan McGregor numa ode ao amor gay, super-heróis virados do avesso ou filmes independentes espalhados por Lisboa, são apenas alguns destaques no «e-Cinema» desta semana.
O actor e apresentador Rui Unas é uma das vozes da versão portuguesa do filme animado infanto-juvenil «A Ilha do Impy», que acaba de chegar às salas portuguesas.
Com o Indie Lisboa a invadir de novo a capital com o que de melhor se tem feito no cinema de autor, o SAPO foi perceber como podem afinal os jovens cineastas independentes chegar a ver os seus filmes no ecrã.
«Fantasia Lusitana», de João Canijo, e «Greenberg», de Noah Baumbach, são os filmes de abertura da sétima edição do IndieLisboa, que arranca hoje e se prolonga até 2 de Maio.
Os Supertramp actuam em Portugal em Setembro próximo, no âmbito da digressão “70-10”, que vem celebrar os 40 anos do primeiro disco da banda – o homónimo “Supertramp”, editado em 1970.<
Ainda a recuperar dos concertos realizados nos Coliseus de Lisboa e Porto nos passados dia 9 e 16 de Abril, David Fonseca anuncia agora que a “Between Waves Tour” vai passar por Espanha já no próximo mês de Maio.<
Ele é um homem dos sete ofícios, um produtor e realizador que, no mesmo projecto, já teve as duas experiências: ser financiado pelo ICA e, ao não receber o dinheiro, financiar sozinho o seu filme.
Para os que querem apresentar um plano com pés e cabeça e não querem passar pelo ICA o programa europeu Media é empurrão que dá um apoio importante à formação e ao desenvolvimento de projectos. A 27 também se dão ajudas.
A cultura dispõe agora de um novo instrumento de financiamento. Caixa Geral de Depósitos e Portugal Telecom, juntamente com o programa Compete, do QREN, subscreveram um fundo de capital de risco especializado para as indústrias criativas e culturais.
O Fundo de Investimento do Cinema e Audiovisual (FICA) foi criado com o objectivo de incentivar a produção de cinema e televisão em Portugal, com o apoio de entidades privadas. Está actualmente paralisado mas deverá retomar a sua actividade em breve.
Para qualquer cineasta em Portugal, a primeira porta a bater é a do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), a principal fonte de financiamento do cinema nacional, que financia quase tudo o que por cá se faz com vista à exibição no grande ecrã.
Depois de «Abismo» e «Titanic», James Cameron vai voltar ao fundo do oceano na sequela de «Avatar», que deverá ser feita em metade do tempo e com metade do orçamento.
Cinquenta obras de áudio, vídeo e fotografia de 17 países vão ser mostradas a partir de hoje na Universidade Católica do Porto, na sétima edição do Festival Black & White, que celebra o preto e branco em todas as suas vertentes.