"Veneno", criada por Javier Calvo e Javier Ambrossi, é a grande aposta do ano da produtora espanhola Atresmedia Studios e tem dado que falar - o episódio de estreia bateu recordes no serviço de streaming da produtora.

Apesar de apenas ter estreado na plataforma espanhola, a série tem conquistado fãs um pouco por todo o mundo e os elogios multiplicam-se. O sucesso não passou despercebido, levando a HBO a comprar os direitos de transmissão da série.

Além da estreia na HBO Max, "Veneno" chegou também à HBO Portugal - a primeira temporada estreia-se esta sexta-feira, 20 de novembro.

A série centra-se na vida e morte de um dos maiores ícones LGBTQ+ de Espanha, La Veneno (Cristina Ortíz), a primeira transexual a fazer sucesso na televisão nos anos 1990. "Foi a primeira cara trans para milhões de espectadores", frisa o El País.

A série é inspirada em "¡Digo! Ni p*** ni santa", livro de memórias de La Veneno escrito pela jornalista Valeria Vegas, também uma das melhores amigas da protagonista e membro da equipa de guionistas.

Veja o trailer:

"Minissérie sobre uma famosa e polémica transexual dos anos 90, conhecida como 'La Veneno'. Inspirada nas memórias oficiais de Cristina Ortiz, La Veneno, que contam a história da realidade LGTBI na Espanha dos anos 60, até aos dias atuais. Quando a autora Valeria era pequena, nunca entendeu o porquê de as pessoas a chamarem por um nome que não era o seu. O mesmo aconteceu com Cristina, na época erroneamente chamada de 'Joselito', que teve de sobreviver a uma infância violenta e cruel nos anos 60", explica a HBO Portugal em comunicado.

"Duas mulheres que nasceram em épocas muito diferentes, mas que, por acaso ou por destino, acabam juntas para sempre, quando Valeria, uma estudante de jornalismo, decide escrever um livro sobre a vida da icónica Cristina, La Veneno. Adorada pelo seu carisma e pela sua maneira livre e divertida de se expressar, La Veneno alcançou popularidade graças às suas participações na televisão nos anos 90. No entanto, a sua vida e principalmente a sua morte permanecem um enigma", acrescenta o serviço de streaming.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.