Recentemente, a Amazon lançou o Prime Instant Video que  permite que os utilizadores façam download dos conteúdos para o modo offline em dispositivos móveis. Esta é uma funcionalidade que o Netflix descarta, apesar dos pedidos dos utilizadores.

Numa conferência em Berlim, Neil Hunt, responsável pelos conteúdos do serviço de streaming, explicou porque é que não disponibiliza as séries e os filmes em modo offline.

"Sei que é algo que muitas pessoas pedem. Vamos ver se é algo que muita gente vai usar. Sem dúvida que adiciona uma complexidade considerável”, disse Hunt, acrescentando que se perde a essência do produto: “Não será instantâneo, tem que ter o armazenamento no dispositivo, tem de geri-lo”.

O responsável pelos conteúdos do Netflix relembrou ainda o caso das classificações dos filmes e das séries no serviço. "Sempre que se adiciona uma opção, reduz-se o número total de utilizadores que a usam. Nós fizemos uma experiência com o nosso sistema de classificações de cinco estrelas, por exemplo; todos disseram ‘têm que ter meia estrela ‘ (…) Tivemos menos 11% de classificações”, explicou.

Porém, Hunt revelou que o Netflix está a pensar em novas alternativas ao modo offline para permitir que os utilizadores consigam aceder aos conteúdos fora de casa."Podemos ter o Netflix num avião, podemos fazê-lo funcionar no comboio e em hotéis? Isso não significa necessariamente que tenha de ter o Netflix em todos os lugares, sempre. Mas, acho que podemos fazer este trabalho bem e isto é uma proposta mais interessante do que mudar o comportamento de consumo”, sublinhou.

O diretor de conteúdos explicou que implementar o modo offline seria simples, mas que não é uma prioridade da empresa, relembrando que nem todos os conteúdos vão estar disponíveis nova opção da Amazon, o que poderá “frustrar alguns utilizadores”.

"Acho que a Amazon está a jogar bem, mas  não tenho certeza que seja uma boa experiência para consumidor", concluiu Hunt. "Mas veremos."