Fátima Lopes está de saída da TVI, anunciou o canal esta sexta-feira, dia 8 de janeiro, em comunicado. Para já, a apresentadora não comentou os motivos que a levaram a deixar a estação de Queluz de Baixo, que adianta que a antiga anfitriã não aceitou dar seguimento ao novo projeto.

"Ao fim de 11 anos, chega ao fim a colaboração de prestação de serviços entre a apresentadora de televisão Fátima Lopes e a TVI", revelou o canal. Em novembro, na emissão especial "Futuro", apresentada por Cristina Ferreira, a TVI anunciou que a apresentadora iria conduzir uma versão de "C’è posta per te", programa italiano "que vive de histórias reais, contadas pelos seus protagonistas e que representa uma exaltação dos afetos ou uma tentativa de reaproximação entre pessoas que por algum motivo perderam o seu vínculo de ligação".

"Em 2021, a apresentadora deveria assumir a condução de um novo formato nas noites de fim de semana, o  programa 'C’è posta per te'. No entanto e lamentavelmente, a apresentadora não aceitou dar seguimento a este projeto nos moldes que lhe foram propostos pela TVI", explica a TVI em comunicado enviado ao SAPO Mag.

Na nota enviada, a estação de Queluz de Baixo deseja ainda sucesso a Fátima Lopes nos seus próximos projetos: "A TVI regista, com muito apreço, todo o trabalho desenvolvido em antena ao longo destes anos e deseja a Fátima Lopes os maiores sucessos futuros".

Fátima Lopes entrevista Maria Cerqueira Gomes: os bastidores de 'Conta-me Como És'

Fátima Lopes estreou-se na TVI há 11 anos, em 2010. "Agora É Que Conta" foi o primeiro formato conduzido pela apresentadora, seguindo-se "Pequenos Gigantes" ou "Let's Dance". Nos últimos anos, esteve à frente do programa de entrevistas "Conta-me Como És", que foi substituído por "Conta-me".

"A Tarde É Sua" foi o principal projeto de Fátima Lopes na estação de Queluz de Baixo. O talk show das tardes da TVI estreou-se em 2011 e esteve no ar durante quase 10 anos - o programa despediu-se do pequeno ecrã a 31 de dezembro de 2020 e foi substituído por "Goucha", de Manuel Luís Goucha.

Nas tardes da TVI, a apresentadora liderou durante oito anos consecutivos e apenas começou a perder depois da estreia do programa de Júlia Pinheiro, na SIC. Ao longo de quase 10 anos, "A Tarde É Sua" contou com 2500 emissões com milhares de convidados. "Nunca é fácil a despedida de de 10 anos de programas e de uma década que partilhámos juntos", disse Fátima Lopes no na última emissão do programa, que contou com uma mensagem especial de Marcelo Rebelo de Sousa - veja aqui.

"É uma pessoa com um coração enorme, com uma bondade, uma abertura, uma disponibilidade, uma capacidade de de compreender os outros", frisou o atual Presidente da República.

FÁTIMA LOPES

Ao longo de 11 anos, a apresentadora foi um dos principais rostos da TVI, marcando presença em várias emissões especiais. Com o regresso ao canal de Cristina Ferreira, que assumiu o cargo de diretora de entretenimento e ficção, a programação sofreu profundas alterações, ditando o fim de "A Tarde É Sua". Apesar da estação ter desafiado Fátima Lopes para um novo formato, os rumores sobre o descontentamento da apresentadora ganharam eco nos últimos meses.

De acordo com vários rumores, o afastamento dos programas diários também terá pesado na hora da decisão.

Fátima Lopes apresentou formatos de daytime durante mais de 22 anos, sendo a primeira estrela das televisões privadas a conduzir os programas da manhã e da tarde. Antes da mudança para a TVI, na SIC, a apresentadora esteve à frente de "Fátima Lopes" , "SIC 10 Horas", "Fátima" e "Vida Nova" (2009).

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.