Criada por Carlos Montero ("Elite" e "Físico Química") e baseada no seu livro com o mesmo nome, "A Desordem que Deixas" estreou-se na sexta-feira, dia 11 de dezembro, na Netflix e, em Portugal, Espanha, Alemanha e Brasil, chegou rapidamente à liderança do top diário dos conteúdos mais vistos no serviço de streaming.

Nas redes sociais, a história tem dado que falar e os espectadores têm especulado sobre uma segunda temporada. Em entrevista ao site SensaCine, o criador da série já descartou a hipótese de avançar com novos episódios.

"É uma minissérie. É baseada num livro. Adoro séries que têm muitas temporadas, mas quando são concebidas assim. Quero que 'Elite' seja a 'Anatomia de Grey' da Netflix. Quero que dure 20 temporadas. Mas esta tem que durar uma. É assim. Vejo 'Big Little Lies' e penso: 'coitadinhos, porque é que eles fizeram uma segunda temporada?'", explicou.

"O que faço se fizer uma segunda temporada? Devo tornar a Raquel numa investigadora particular? Não faz sentido. Tive que fechar e fechei assim. Tal como o romance", frisou Carlos Montero ao site espanhol.

O thriller ambientado no meio rural da Galiza, que combina drama e suspense, decorre em duas linhas de tempo que entrelaçam "a história das personagens". Inma Cuesta, que veste a pele da professora Raquel, e Bárbara Lennie, que interpreta Viruca, são as protagonistas.

Raquel é a nova professora de um colégio da aldeia, contratada para substituir Viruca, que todos pensam ter-se suicidado depois de várias ameaças. Ao aceitar o convite, a nova docente desconhece os contornos da morte da protagonista e embarca na aventura com o seu namorado, que está disposto a viver na aldeia e recuperar o restaurante da família.

"Inma Cuesta será Raquel, a nova professora que acaba de chegar ao colégio da aldeia; e a vencedora de um Goya, Bárbara Lennie vai interpretar Viruca, a professora substituída por Raquel e que teve um final trágico. Estas duas professoras vão ser repentinamente envolvidas numa espiral de ameaças, mentiras e mistérios que vão mudar as suas vidas e as vidas das suas famílias para sempre", explica a Netflix.

Ao longo da temporada, serão revelados os esquemas de mentiras e as relações escondidas que marcaram o passado e que continuam a atormentar a vida dos alunos, professores e habitantes da aldeia. Para lá da história de Raquel e Viruca, os segredos de Iago, personagem interpretada por Áron Piper ("Elite") e dos seus colegas Roi (Roque Ruíz) e Nerea (Isabel Garrido) prometem confundir a trama e levar a nova professora à loucura.