"Zero pontos". Este é o resultado que nenhum país quer obter no Festival Eurovisão da Canção, mas ao longo da história do concurso 37 canções não conseguiram nem um ponto na classificação final.

Este ano, o Reino Unido juntou-se ao grupo dos temas não pontuados.  James Newman, que apresentou o tema "Embers", não conseguiu qualquer ponto, nem do júri nem do televoto. Tal como em 2019, a canção britânica ficou em último lugar.

Mas Portugal também faz parte do grupo. Na primeira participação nacional, em 1964, a "Oração" de António Calvário não conquistou qualquer ponto. Foi uma estreia amarga para Portugal no Festival Eurovisão da Canção. Em 1994, a Lituânia também não recebeu uma das piores boas-vindas - o tema de  Ovidijus Vynsniauskas não conquistou nem um ponto.

Recorde alguns dos temas que receberam zero pontos

Anos mais tarde, em 1997, depois de Lúcia Moniz ter conquistado o melhor resultado para Portugal até então, Célia Lawson foi a escolhida para representar o país além fronteiras. Mas "Antes do Adeus" não conquistou o júri nem os espectadores e não foi pontuado.

No entanto, Portugal está longe de ser o recordista nos zero pontos - os noruegueses (1963, 1978, 1981 e 1997) e os austríacos (1962, 1988, 1991 e 2015) lideram o ranking.

Conheça aqui as 37 canções que não foram pontuadas.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.