Robert "Bob" Givens morreu a 14 de dezembro num hospital em Burbank, na Califórnia, anunciou a sua filha, Mariana Givens, no Facebook, na passada sexta-feira. O comunicado não esclareceu a causa da morte, mas mensagens anteriores já tinham assinalado que o desenhador se encontrava hospitalizado.

Com uma longa carreira associada aos desenhos animados, entre as décadas 1930 e 2000, o artista destacou-se logo aos primeiros anos ao ser o autor da primeira versão oficial de Bugs Bunny, depois de Tex Avery, criador de várias figuras dos Looney Tunes, lhe ter pedido para modificar esboços nos quais a personagem estava "demasiado fofa", segundo recorda o especialista em animação Michael Barrier no livro "Hollywood Cartoons: American Animation in Its Golden Age".

Seria a versão de Bugs Bunny desenvolvida por Givens que protagonizaria a sua primeira aparição oficial, a curta "A Wild Hare", de 1940, embora a imagem do popular coelho viesse a sofrer alterações até chegar ao aspeto atual, o mais icónico.

Antes dessa colaboração com a Warner Brothers, o artista foi um dos animadores do clássico "Branca de Neve e os Sete Anões", dos estúdios Disney.

O percurso posterior incluiria vários projetos com o universo dos Looney Tunes mas também passagens por "Tom & Jerry", "He-Man", os estúdios Hanna-Barbera ou a série "Garfield and Friends", esta já em finais dos anos 1980.