Ao contrário das duas semifinais, Daniela Ruah, Sílvia Alberto, Catarina Furtado e Filomena Cautela não foram as primeiras a pisar o palco na final do Festival Eurovisão da Canção. O espetáculo arrancou às 20h00, na Altice Arena.

Depois de exibido o genérico de abertura, fez-se silêncio para se cantar o fado. Ana Moura na Moura foi a primeira a subir ao palco Festival Eurovisão da Canção com "Sou do Fado". Logo depois, Mariza cantou para o mundo "Barco Negro", acompanhada por um grupo de bombos.

A atuação de Ana Moura:

Na sala de imprensa fez-se silêncio para ouvir Mariza:

Os Beatbombers subiram de seguida ao palco para tocar a banda sonora oficial da edição de 2018 do festival, enquanto se realizava o habitual desfile das bandeiras. Já no final das atuações dos países a concurso, será a vez de Branko - na companhia de Sara Tavares, Plutónio, Mayra Andrade e Dino D'Santiago - mostrar a música portuguesa.

Tal como na segunda semifinal, Daniela Ruah, Catarina Furtado, Sílvia Alberto e Filomena Cautela começaram cumprimentar o público. "Boa noite, Europa. Bom dia, Austrália. Bem-vindos à grande final do Festival Eurovisão da canção", disseram as apresentadoras.

Antes do arranque do desfile das canções, as anfitriãs relembraram que ao longo da noite todas as questões seriam respondidas: "Quem irá vencer? Com quantos pontos? Onde será a próxima edição? E a pergunta mais importante... onde será a after party?", gracejaram.

Antes de se conhecer o vencedor, Salvador Sobral e Caetano Veloso subirão ao palco da Altice Arena para recordar "Amar pelos dois", tema que venceu o Festival Eurovisão da Canção em 2017, em Kiev (Ucrânia). A solo, o cantor português vai apresentar o seu novo single, "Mano a Mano".

Os finalistas foram escolhidos em duas semifinais: na primeira semifinal, Áustria, Estónia, Chipre, Lituânia, Israel, República Checa, Bulgária, Albânia, Finlândia e Irlanda garantiram passagem até à final. Já na quinta-feira, as canções da Sérvia, Moldávia, Hungria, Ucrânia, Suécia, Austrália, Noruega, Dinamarca, Eslovénia e Holanda foram as mais votadas, qualificando-se para a final.

Portugal, por ser o país organizador, e os "Big Five" (Espanha, França, Alemanha, Reino Unido e Itália) têm acesso direto à final, sem terem de passar pela primeira fase do concurso.

A Ucrânia, este ano representada por Melovin, vai abrir o espetáculo. Segue-se a Espanha, Eslovénia, Lituânia, Áustria, Estónia e a Noruega. Já a dupla portuguesa, Cláudia Pascoal e Isaura, atua em oitavo lugar - para os jornalistas especializados, fechar a primeira metade do espetáculo poderá ser uma vantagem para Portugal.