A tradução de “Anna Karénina” feita por José Saramago na década de 1950, a partir de edição francesa, será publicada na próxima quinta-feira, dia 16, data em que o Nobel da Literatura completaria 101 anos, anunciou a Porto Editora.
A peça “Remédio”, de Enda Walsh, que os Artistas Unidos estreiam no dia 16, no Teatro da Politécnica, em Lisboa, é uma reflexão sobre a doença mental e a institucionalização.
A 32.ª edição do Guimarães Jazz vai começar hoje com a norte-americana Vanguard Jazz Orchestra, prosseguindo até dia 18 com concertos de Aaron Parks, Maya Homburger, Buster Williams e muitos outros.
O Teatro Didascália estreia hoje, no Porto, a peça “Ascensão de Arturo Ui”, do dramaturgo Bertold Brecht, que faz um paralelismo entre a subida de Hitler ao poder e a Alemanha nazi com os dias de hoje.
Os acionistas da Cofina aprovaram a venda da Cofina Media, dona do Correio da Manhã, CMTV e Negócios, entre outros, aos quadros da empresa (MBO), recomendação que tinha sido feita pelo Conselho de Administração.
Em setembro de 2020, a SIC deu entrada com um processo contra a apresentadora e diretora de ficção e entretenimento da TVI, Cristina Ferreira, no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa.
A peça “Tom vinagre”, de Caryl Churchill, estreia-se quarta-feira no Teatro do Bairro, em Lisboa, como um “alerta para as pessoas não se deixarem ir em narrativas criadas para incutir medos e criar bodes expiatórios”.
O Programa de Apoio a Projetos da Direção-Geral das Artes (DGArtes), a concretizar em 2024, vai dispor de 13,350 milhões de euros, disse hoje este organismo à agência Lusa.
O executivo da Câmara do Porto discute na próxima segunda-feira a classificação do centro comercial Stop como imóvel de interesse municipal, o que implica legalmente a constituição de uma zona geral de proteção de 50 metros, revela a proposta.
Os 90 anos passados sobre a morte do pintor José Malhoa são assinalados na exposição “José Malhoa e Figueiró dos Vinhos”, que é inaugurada no Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos, no distrito de Leiria, na sexta-feira.
Clarice Jensen, Loraine James, Thomas Ankersmith e Nexcyia estão entre os artistas que atuam na 13.ª edição do festival de música eletrónica e arte digital Semibreve, que se realiza entre hoje e domingo em Braga.
As artistas portuguesas Beatriz Rosário e Danykas DJ apresentam-se esta semana na feira internacional de música Womex, que começa hoje na Corunha, em Espanha.
O Tribunal de Santarém iniciou hoje o julgamento do caso da morte da cantora Sara Carreira, estando acusados de homicídio por negligência três dos quatro arguidos, entre os quais o cantor Ivo Lucas e a fadista Cristina Branco.
A edição de 2023 do Escritaria, em Penafiel, que homenageará Miguel Esteves Cardoso, recriará ao vivo o antigo programa televisivo da SIC “Noite da má-língua”, para celebrar o autor, informou a organização.
O fadista Ricardo Ribeiro edita na sexta-feira o novo álbum, "Terra que Vale o Céu", que deifine como "mediterrânico", e no qual garante cantar "a graça e a alegria", em entrevista à agência Lusa.
A Festa Mundial da Animação começa hoje, entre Castelo Branco e Vila Velha de Ródão, quase no fecho do melhor ano para o cinema português de animação, disse à Lusa a diretora da Casa da Animação, Regina Machado.
O primeiro-ministro afirmou hoje que o novo edifício do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto, é uma obra “absolutamente extraordinária” e que o investimento em arte é “mesmo aquilo que fica” para o futuro.
O Rock à Moda do Porto está de regresso à Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota, hoje e no sábado, com atuações dos “orgulhosos detentores da pronúncia do Norte” Trabalhadores do Comércio, Jafumega, Pedro Abrunhosa, Taxi, Clã e Mão Morta.
Unidos pela mesma visão do mundo e da indústria da música, o músico português Janeiro e o brasileiro Paulo Novaes editam hoje “Protocolar, Volume 2”, álbum que apresentam ao vivo em Portugal e no Brasil em 2024.
O poeta, cantor, diplomata e compositor brasileiro Vinicius de Moraes faria hoje 110 anos e para celebrar esta data será lançado no Rio de Janeiro um livro com “poemas inéditos”, disseram à Lusa as suas filhas.
O 34.º festival de banda desenhada AmadoraBD começa hoje e quer celebrar os clássicos desta arte e divulgar autores contemporâneos, para chegar a todos os públicos.
A Fundação de Serralves vai inaugurar hoje o Edifício Poente do Museu de Arte Contemporânea, no Porto, que vai aumentar em mais de 40% a área expositiva da instituição, dois anos depois da abertura do concurso público.
A nova Ala Álvaro Siza do Museu de Serralves, no Porto, vai permitir “ultrapassar as limitações físicas” atuais e albergar exposições em permanência da coleção da Fundação e mostras dedicadas à Arquitetura, sendo uma “merecida homenagem” ao arquiteto.