O documentário sobre a obra da artista Sofia Areal, "Um gabinete anti-dor", realizado por Jorge Silva Melo, com produção dos Artistas Unidos/RTP, estreia-se hoje, às 18:30, no São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa.
Sozinho ao piano, o músico Jorge Palma dá hoje o primeiro de seis concertos, quase todos esgotados, nos quais celebra os 25 anos da gravação do álbum "Só". "Ele está aí, está bom, sobreviveu e cresceu", contou à agência Lusa.
A atriz Eunice Muñoz, de 88 anos, é homenageada no Teatro Nacional D. Maria II (TNDM), em Lisboa, onde se estreou há 75 anos, participando numa conversa, na sala Garrett, com o ator e encenador Diogo Infante, com quem contracenou várias vezes.
O romance “Memorial do Convento”, de José Saramago, é publicado a 07 de dezembro, numa nova edição, “especial e limitadíssima”, com ilustrações de João Abel Manta, adiantou à Lusa fonte editorial.
Os portugueses Balla e Rui Reininho atuam a 02 de dezembro em Macau, no festival This is My City, que inclui ainda a apresentação e exibição do documentário sobre Angola da série "no trilho dos naturalistas".
O compositor e maestro Arlindo de Carvalho, autor de êxitos como “Chapéu Preto” e “Fadinho Serrano”, morreu aos 86 anos, no sábado às 23:00, num hospital de Lisboa, disse hoje à Lusa um seu familiar.
O filme "Balada de um batráquio", da realizadora portuguesa Leonor Teles, integra o cartaz do festival deste ano de curtas-metragens de Macau, que arranca no dia 06 de dezembro.
O Cine-Clube da Ilha Terceira, nos Açores, recuperou a exibição de filmes numa sala de cinema com 70 anos, uma das mais antigas de Angra do Heroísmo, que tinha deixado de ter atividade há cerca de uma década.
Ninguém parado, ninguém calado: foi este o mote do concerto de Elza Soares, talvez o mais aguardado do Vodafone Mexefest e ponto alto do segundo e último dia do evento lisboeta, este sábado. Antes da rainha da noite, as Señoritas confirmaram-se outro triunfo no feminino, também sem papas na língua.
O filho do membro dos Sex Pistols Malcolm McLaren e da estilista Vivienne Westwood queimou um conjunto de valiosas lembranças punk este sábado, em sinal de protesto contra os planos de comemoração do 40º aniversário do movimento.
O regime chavista venezuelano suspendeu este sábado o festival internacional de música Suena Caracas, como sinal de luto pela morte do líder cubano Fidel Castro, aos 90 anos.
A animação "Chatear-me-ia Morrer Tão Joveeeeeeem?", de Filipe Abranches, venceu o Grande Prémio do festival de cinema Caminhos, em Coimbra, onde "Cartas de Guerra", de Ivo M. Ferreira, foi um dos filmes mais premiados.
Personagem de inúmeros filmes e documentários, Fidel Castro, falecido este sábado, foi um apaixonado pelo cinema, que considerava um campo na sua "batalha política" e no qual legitimou a censura como arma para defender a sua revolução.
Eunice Muñoz, que segunda-feira é homenageada, em Lisboa, pelos seus 75 anos de carreira, tem-se afirmado como uma atriz com a determinação de "fazer sempre melhor".
O poeta Mário Cesariny vai ser homenageado hoje, no décimo aniversário da morte, com uma sessão performativa e poética realizada por artistas de várias áreas, na Casa da Liberdade, em Lisboa.
Um encontro de fadistas e uma homenagem ao guitarrista António Parreira realizam-se hoje, na casa de fados Café Luso, em Lisboa, no âmbito das celebrações do quinto aniversário da distinção do Fado como Património Imaterial da Humanidade.
O presidente russo, Vladimir Putin, entregou esta sexta-feira no Kremlin um passaporte russo ao ator americano Steven Seagal, e declarou que esperava ver neste gesto um sinal de "normalização" nas relações entre Moscovo e Washington.
O terceiro festival internacional de cinema Porto/Post/Doc arranca hoje com a exibição, na abertura oficial, de “Cinema Novo”, de Eryk Rocha, num evento que prossegue até 04 de dezembro com documentários sobre os Stooges ou Siza Vieira.
O antropólogo Paulo Lima, da Casa do Cante, em Serpa, disse à agência Lusa que a classificação do Cante Alentejano, pela UNESCO, em 2014, “abriu um mercado para novos projetos que estão a decorrer, nomeadamente a gravação de discos”.
Responsáveis da candidatura que elevou o cante alentejano a Património da Humanidade lamentam a falta de uma política nacional dedicada ao bem, frisando que são os municípios que estão a fazer um "esforço muito louvável" para o salvaguardar.
Transe coletivo no final da primeira noite do Vodafone Mexefest, cortesia dos australianos Jagwar Ma. Antes, Medeiros/Lucas, Nao ou Sunflower Bean marcaram o regresso do festival lisboeta com propostas para quase todos os gostos.
Numa noite fria, à hora do jantar, pouco movimento se vê em Pias, no concelho de Serpa (Beja), mas, vindo de uma taberna, um coro de vozes masculinas “salta” para a rua e ecoa na pacatez da vila.
Os fãs de "Gilmore Girls" (ou "Tal Mãe, Tal Filha") não precisam de esperar mais: Lauren Graham e Alexis Bledel regressam esta sexta-.feira. E também não falta muito para novos relatos de "The Affair"...
Os Moonspell vão comemorar 20 anos da edição de “Irreligious” com vários concertos, dois dos quais em Guimarães e em Lisboa, onde vão tocar o disco clássico da banda na íntegra, bem como “Wolfheart” e o recente “Extinct”.