Como um ritual que se tornou próprio quando Manoel de Oliveira está presente, o cineasta foi recebido ontem à noite, no IndieLisboa, com o aparato de um rei e a atenção da maior das estrelas.
Um filme animado em «stop-motion» sobre piratas e outro de animação informática sobre o Natal serão os primeiros frutos da parceria entre a Sony e britânica Aardman Animations, imortalizada pela criação de Wallace e Gromit.
Após reinventar para o grande ecrã o «serial-killer» Michael Myers em «Halloween», Rob Zombie volta a atacar na sequela, que começa imediatamente após o fim do primeiro filme.
Uma nova versão da série de ficção científica «Predador», um filme sobre «Os Jetsons» e a versão cinematográfica do «trailer» falso de «Machete», que acompanhava «Grindhouse», contam-se entre os próximos projectos de Robert Rodriguez.
Após «Maré Vermelha», «Homem em Fúria», «Déjà Vu» e «Assalto ao Metro 1 2 3», Denzel Washington voltará a ser dirigido por Tony Scott em «Unstoppable», um novo «thriller» de acção, desta feita envolvendo um comboio.
De «Quando os Sinos Dobram» a «Os Sapatos Vermelhos», passando por «A Rainha Africana» ou «Guerra e Paz», Jack Cardiff foi um genial director de fotografia, além de um realizador de excelência. Faleceu ontem, de morte natural, aos 94 anos.
João Pedro Rodrigues, Pedro Costa e João Nicolau são os cineastas portugueses que vão marcar presença na próxima edição do festival de Cannes, cujo alinhamento acaba de ser anunciado.
Para marcar o 25º aniversário da criação das Tartarugas Ninja, que se celebra exactamente hoje, 23 de Abril, está a ser preparado um filme de imagem real sobre o quarteto de heróis, que usará as mais modernas tecnologias informáticas.
Até sábado, os cinéfilos e o público em geral são convidados a ver e ouvir em preto e branco na sexta edição do Festival Black and White que decorre na Universidade Católica Portuguesa, no Pólo da Foz, no Porto.
Disneynature é nome da nova «label» da Disney, com a qual o estúdio irá regressar a uma tradição que lhe é muito cara: a do documentário sobre a vida animal, à imagem da série «True-Life Adventures», com a qual conquistou oito Óscares.
A vida misteriosa que se esconde na imensidão dos oceanos é o tema do próximo filme da Disneynature, que estreia precisamente daqui a um ano, no Dia da Terra de 2010. A película chama-se «Oceans» e é realizada por Jacques Perrin e Jacques Cluzaud.
«The Fighter» é o filme que vai juntar Christian Bale e Mark Wahlberg, este no papel do pugilista Micky Ward, o outro como o seu meio irmão Dickie Eklund. O filme, que já estava designado para Darren Aronofsky, vai ser realizado por David O. Russell.
Jack Bauer e o Dr. House vão juntar-se no cinema na adaptação do mítico álbum de banda desenhada «A Marca Amarela». Kiefer Sutherland será o capitão Blake e Hugh Laurie o professor Mortimer, num filme realizado pelo espanhol Álex de la Iglesia.
O Twitter parece estar cada vez mais na berra, até nos meios do cinema. Um dos melhores exemplos vem da Sony, com a criação de um jogo para usar na nova rede de micro-blogues, com o intuito de promover «Exterminador Implacável: A Salvação».
A Videoteca Municipal de Lisboa assinala mais um aniversário do 25 de Abril de 1974 com o lançamento de um novo projecto a que chamou «Esta Semana Veja».
Dan Brown prepara-se para tomar de assalto as livrarias em Setembro, com «The Lost Symbol», o terceiro romance protagonizado por Robert Langdon. Tudo indica que o filme virá logo a seguir, dependendo da reacção à sua prequela, «Anjos & Demónios».
As leis anti-tabagistas acabaram de atingir um dos maiores icones do cinema francês: Jacques Tati, o incontornável Senhor Hulot, viu o cachimbo que sempre acompanha a personagem que o imortalizou ser censurado na publicidade a um ciclo em sua homenagem.
Toda a gente sabe que, na ficção, são as cegonhas que entregam os bebés. Mas onde é que elas os vão buscar? «Partly Cloudy», a nova curta-metragem da Pixar, que veremos antes de «Up – Altamente!», vai responder a essa pergunta.
O ciclo de cinema «African Screens», continua a decorrer no cinema São Jorge, em Lisboa. Serão exibidos cerca de 40 filmes falados em inglês, francês, português e noutras línguas africanas, seguidos de debates com a presença dos realizadores.
Os super-heróis continuam a dar cartas no cinema. Agora é a vez do Lanterna Verde, um dos heróis mais emblemáticos da galeria da DC Comics, a ter luz verde definitiva, com um orçamento de 150 milhões de dólares e rodagem na Austrália.
Adaptado do penúltimo livro da série literária de J.K.Rowling, «Harry Potter e o Príncipe Misterioso» viu a sua estreia ser antecipada dois dias nos EUA, de 17 para 15 de Julho deste ano. Portugal fica-se pelo meio, com estreia a 16 de Julho.
De «O Nascimento de uma Nação», de 1915, a «Guerra das Estrelas», de 1977, foram 15 os filmes que o canal de cinema Turner Classic Movies, no seu 15º aniversário, seleccionou como os mais influentes entre todos os clássicos.
Cineasta das sensações extremas, o dinamarquês Lars von Trier prepara-se para ultrapassar todos os limites com o seu próximo filme «Antichrist», cujas primeiras imagens já estão na internet. Willem Dafoe e Charlotte Gainsbourg protagonizam.
Parece que as prequelas vão continuar no universo cinematográfico dos X-Men. Após a estreia de «X-Men Origens: Wolverine», a 30 de Abril, está programado para breve um filme sobre os primeiros anos da equipa mutante chamado «X-Men: First Class».