«De Jueves a Domingo», da chilena Dominga Sottomayor, é o vencedor da competição de longas-metragens da 9ª edição do festival IndieLisboa, que distinguiu a nível nacional o documentário «Jesus por um Dia», anunciou hoje a organização.
O mais recente filme realizado e protagonizado por Julie Delpy é uma memória semi-autobiográfica de recorte familiar de finais dos anos 70, e é exibido hoje na sessão de encerramernto do IndieLisboa.
O documentário sobre o recém-falecido cineasta Fernando Lopes, que o crítico João Lopes realizou em 2008, será disponibilizado gratuitamente a partir deste fim-de-semana nos videoclubes da Meo, ZON, Vodafone e Optimus.
Todo o elenco de «action-heroes» de «Os Mercenários» regressa para «The Expendables 2», agora com Jean-Claude Van Damme e Chuck Norris a estrearem-se na série. O primeiro trailer já está na internet.
O mais recente filme do cineasta grego Yorgos Lanthimos, de que vimos recentemente «Canino», e que continua aqui a sua exploração do absurdo e da irracionalidade na condição humana.
Descrito como um dos filmes simultaneamente mais tristes e divertidos do ano, «Stillleben» é um excelente filme austríaco, assinado por Sebastian Meise.
Após a estreia na realização para cinema com «O Contrato», Nicolau Breyner volta para trás das câmaras com o thriller «A Teia de Gelo». O SAPO falou com ele e com a atriz Sandra Cóias.
Miguel Gomes, Rogério Samora, Inês de Medeiros e António-Pedro Vasconcelos são algumas das figuras da cultura que recordaram Fernando Lopes, falecido hoje aos 76 anos.
O cineasta Fernando Lopes, 77 anos, falecido hoje em Lisboa, «é uma das personalidades que mais marcaram o cinema português moderno, ao lado de Manoel de Oliveira e Paulo Rocha», afirmou o jornalista Vicente Jorge Silva.
O realizador Fernando Lopes, 76 anos, hoje falecido em Lisboa, foi «um homem de consensos e a quem o novo cinema português deve muito», disse à Agência Lusa o realizador António-Pedro Vasconcelos.
Não vai ser uma sequela ou prequela direta de «Alien, o 8º Passageiro», mas um filme «passado no mesmo universo», que cruza elementos com o filme que deu origem à série. O último trailer legendado de «Prometheus» já está na internet.
Júlio Alves, realizadxor de curtas como «A Fachada», ou «Alferes», assina pela primeira vez uma longa-metragem com «A Casa», que estreia hoje no IndieLisboa.
O filme «Miel de Naranjas», do realizador Imanol Uribe, com co-produção da Fado Filmes e a participação dos atores Marco D'Almeida e Marcantonio Del Carlo, conquistou três prémios no Festival de Cinema de Málaga, em Espanha.
Quase 40 países, incluindo Portugal, puderam ver «Os Vingadores» uma semana antes da estreia norte-americana. O novo filme de super-heróis estreou em primeiro lugar nas bilheteiras de todos eles, arrecadando 178 milhões antes de chegar aos EUA.
Uma das boas surpresas do recente cinema francês, «Voie Rapide» é a longa-metragem de estreia do realizador Christophe Sahr e um dos grandes filmes do IndieLisboa.
A premiada realizadora Regina Pessoa demorou mais de dez anos para concluir uma trilogia sobre a infância em cinema de animação, fechando-a com «Kali, o Pequeno Vampiro» que é exibido esta semana no festival IndieLisboa.
O recém-falecido Pedro Hestnes é o protagonista do novo filme de Catarina Ruivo, «Em Segunda Mão», produzido pela David & Golias e apresentado hoje no IndieLisboa.
As últimas 24 horas antes do apocalipse são o tema do mais recente filme de Abel Ferrara, que aqui volta a trabalhar com WIllem Dafoe após «New Rose Hotel» e «Go Go Tales».
Sabia que na Aardman Animations também há portugueses a trabalhar? A propósito da estreia do filme «Os Piratas!», o SAPO foi falar com Rita Sampaio, animadora assistente na nova fita de animação de volumes do estúdio britânico.
Uma viagem familiar ao norte do Chile serviu de base à estreia de Dominga Sotomayor na longa-metragem, numa fita muito elogiada que já tem sido descrita como o primeiro «road-movie» chileno.
A sessão de abertura da nona edição do IndieLisboa faz-se com o novo filme de Todd Solondz, um dos grandes nomes do cinema independente norte-americano, em nova parábola sobre os desajustados da sociedade.
Mais de 200 filmes de «um cinema que não é formatado nem convencional» preenchem a nona edição do Festival Internacional de Cinema Independente, o IndieLisboa, que começa hoje, com a antestreia de «Dark Horse» de Todd Solondz.