De acordo com a revista «Billboard», o disco, que terá por título «Smile Sessions», reúne as gravações originais feitas há mais de quarenta anos por Brian Wilson e os restantes músicos dos Beach Boys, mas nunca chegou a ser editado.
Brian Wilson ainda regravou os temas de «Smile» para uma edição que saiu em 2004, que incluia, por exemplo, «Heroes and Villains», mas os originais só agora verão a luz do dia.
«Smile» é considerado o «Santo Graal» dos Beach Boys, foi gravado entre 1966 e 1967 e na altura deveria suceder a «Pet Sounds». Na altura, a ambição de Brian Wilson era fazer um álbum grandioso, psicadélico e orquestral, que levasse ao limite as harmonias vocais conhecidas dos Beach Boys.
No entanto, as sessões de estúdio não correram bem, houve desentendimentos entre os músicos e Brian Wilson sucumbiu a problemas psicológicos, admitindo até que tinha queimado os registos das gravações.
Em Fevereiro último, o músico Al Jardine, ex-Beach Boys, revelou numa entrevista que estava a ser planeada a edição de «Smile», agora confirmada pela editora Capitol, e que tinha o consentimento do grupo.
Citado pela «Billboard», Brian Wilson, hoje com 68 anos, manifestou-se entusiasmado pelo facto de as gravações de estúdio de «Smile» serem finalmente editadas, para que os fãs de Beach Boys possam ouvir «as bonitas vozes angelicais dos rapazes [os músicos] numa edição de estúdio como deve ser».
«Quando se fala de um álbum pressupõe-se que está tudo gravado e terminado e não é este o caso», explicou o engenheiro de som Mark Linett, que está a trabalhar na edição de «Smile». De acordo com o responsável, faltam algumas gravações de vozes, mas musicalmente está tudo gravado o que é animador", disse.
«Smile sessions» sairá como um CD duplo, em digital e numa versão de luxo com quatro CD, dois vinis e um livro assinado pelo biógrafo dos Beach Boys, Domenic Priore.
Comentários