De acordo com comunicado enviado à imprensa, «a primeira cantiga a escapar do próximo álbum de Úria não constitui uma declaração de intenções, antes é afirmação de nacionalidade: sempre português, mas a vir de outro lado. Forasteiro.

Estamos perante caso raro: uma canção de intervenção, que fala de crise, mas que não deseja ser para agora. Tão pouco atual como uma nuvem cinzenta, chega o primeiro pingo musical de um disco de chuva. Vem lá de outras bandas. É 'Forasteiro'.

Sobre o novo vídeo

Realizado por Hugo Gomes, o videoclip do novo single de Samuel Úria desenrola-se por uma série de ilustrações rápidas. Mais do que evidenciar o gosto de Úria pelos rabiscos, mais do que se explicar através de cada desenho filmado, o teledisco tem o seu significado no papel, na captura bidimensional de um mundo pouco dado a profundidades. O nosso mundo.

Em terra de cegos quem tem olho é rei; quem tem visão estereoscópica é forasteiro. Exatamente com esse título, 'Forasteiro', o vídeo segue a mão tridimensional de um estrangeiro que regista (desenha e canta) essa naturalidade achatada que já não lhe serve de pátria.»

Videoclip de «Forasteiro»