Editado pela italiana Frontiers Records, o CD apresenta um conjunto de12 canções ao bom estilo do multi-platinado disco de estreia,"After the Rain" (1990)- melodias fortes, batidas uptempo e as incríveis harmonias vocais que se tornaram a sua imagem de marca.

Mais do que apenas um regresso ao passado, "Lightening Strikes Twice" é um testemunho da maturidade dos Nelson enquanto artistas, depois de duas décadas de trabalho intenso em várias áreas do mundo do espectáculo. Da rádio à televisão, passando pela produção e por projectos musicais em várias áreas do mundo pop-rock - entre os quais, a extensa digressão de tributo ao pai, o actor e estrela rock norte-americana Ricky Nelson - os Nelson apresentam-se, em 2010, com uma abordagem melódica segura e um álbum muito actual, recheado de grandes temas.

Matthew Nelson assegura a voz e o baixo, enquanto Gunnar Nelson se ocupa, também, da voz, da produção e dos restantes instrumentos. Pelo estúdio, passaram ainda os convidados Brian Burwell (bateria), David Morgan (piano, coros), Gary Corbett (piano e teclas), Gary Schlecta (arranjos de cordas) e o guitarrista de Toto, agora a solo, Steve Lukather.

Já esta semana, a Frontiers anunciou, também, o lançamento, a 3 de Dezembro (Fevereiro de 2011 nos Estados Unidos), de dois ábuns de raridades, recuperados do baú dos Nelson: "Before the Rain" e "Perfect Storm - After the Rain World Tour 1991".

O primeirocompila as demostapes que levaram a banda a conseguir contrato com a Geffen Records.

Em meados da década de 80, os irmãos decidiram aprofundar as suas capacidades de composição, depois de algumas experiências a compor com Dweezil Zappa para o seu CD de estreia, e a escrever e gravar para a banda sonora do filme "Bill and Ted's Excellent Adventure", aqui enquanto Power Tool.Jack Ponti, Graham Gobel, Adrian Gurvitz e Russ Ballard são alguns dos nomes que os acompanharam neste processo, que culminou com a gravação de uma demo com o produtor Marc Tanner.

"Before the Rain" apresenta esse trabalho que, em 1989, viria a chamar a atenção de John Kalodner, abrindocaminho para "After the Rain", que vendeu mais de três milhões de cópias. Apesar de todo o sucesso, nenhum concerto dessa época foi filmado.

"Perfect Storm - After the Rain World Tour 1991", preenche essa lacuna, ao nível audio, registando para a posteridade a energia única de um momento alto da carreira dos Nelson e do hard rock a nível mundial.

Note-se que abanda foi cabeça de cartaz no último dia do festival Firefest, em Nottingham, a 31 de Outubro, naquela que foi a sua primeira actuação no Reino Unido.

Brian Burwell na bateria, Neil Zaza na guitarra solo e um surpreendente Mark Slaughter (que teve direito a interpretar o clássico Up All Night, dos seus Slaughter, para um público delirante) completaram a banda ao vivo e contribuíram para uma noite inesquecível, onde temas novos como You're All I Need Tonight estiveram lado a lado com clássicos como More Than Ever, After the Rain ou Only Time Will Tell, cantados a plenos pulmões por uma multidão de quarentões saudosistas e de teenagers eufóricos, que começam a descobrir um som que lhes tem sido negado pela indústria musical até agora.

A digressão mundial está já anunciada para meados de 2011.

Liliana Nascimento