O início, com "Party People", pede festa. O final, com o single "Hot-N-Fun", também. E em ambos os N.E.R.D. contam com convidados: T.I. no primeiro, que dá uma boa ajuda e acende o rastilho funk, e Nelly Furtado no segundo, surgindo no momento em que a canção mais sobe de temperatura.

Pelo meio, contudo, os ambientes raramente são tão celebratórios, o que acaba por ser uma boa supresa até porque, nos discos anteriores, a música dos N.E.R.D. parecia esgotar-se na pista de dança. Sobretudo no desapontante "Seeing Sounds" (2008), onde Pharrell Williams, Chad Hugo e Shay Haley tornavam previsível o flirt entre rock e hip-hop que pareceu tão sedutor em "In Search Of..." (2002) ou nas muitas produções dos Neptunes em inícios dos anos 00.

Alguma dessa energia dos primeiros tempos é resgatada em temas como "Nothing on You", que pedem tensão e embalo à guitarra, mas há outros cenários a descobrir num álbum que aposta numa saudável diversidade.
"Hypnotize You", a aguardada colaboração com os Daft Punk, pode não ter, à partida, o efeito bombástico que se esperaria desta união de forças, embora seja ainda um dos pontos altos do disco. Momento de descompressão luxuriante, cruza os sintetizadores da dupla francesa com o falsete de Pharrell (mais Prince do que o próprio) numa das mais fortes candidatas a canção de engate do ano.

"Help Me" também arranca de forma contida, acabando por ganhar maior fôlego ao ir de encontro a um rock faíscante. "Victory" é uma quase-balada orelhuda a convocar palmas como acompanhamento. E a fanfarra via sopros e teclados de "Perfect Defect" concede, a meio do alinhamento, a agilidade necessária a um disco que quase torna os N.E.R.D. numa banda intimista. Essa impressão é novamente desfeita com "Hot-N-Fun", num final com tanto de festivo como de abrupto. Mas se a festa acaba rápido, o efeito de "Nothing" nem tanto, mérito de um regresso que, desta vez, deixa curiosidade quanto aos próximos passos do trio.

@Gonçalo Sá

N.E.R.D. feat. Nelly Furtado - "Hot-N-Fun":

N.E.R.D. - "Hypnotize U":