Tornar visível o que é audível. Foi este o mote de "Look At What The Light Did Now", documentário que percorre os bastidores da criação de "The Reminder" (2007), o terceiro álbum de Feist, e da sua passagem pelos palcos. O filme, realizado por Anthony Seck, é o principal destaque da recente edição dupla (CD e DVD) da cantautora canadiana, e se não deixa de ser um objecto essencialmente indicado para fãs, consegue oferecer um retrato curioso sobre o processo criativo.
Da mansão francesa onde "The Reminder" foi gravado aos muitos palcos onde as suas canções ganharam protagonismo, "Look At What The Light Did Now" mantém intacta a vertente intimista associada à autora de "My Moon My Man".
Mas mais do que isso, convida à descoberta do ambiente de comunhão artística que Feist deixa bem evidente nos seus concertos - como o da Aula Magna, em Lisboa. Os seus espectáculos não se resumem à música, funcionando antes como cruzamentos multidisciplinares que, apesar de parecerem simples (mantendo sempre uma componente artesanal), são pensados e trabalhados ao pormenor.
Em vez de um aparato tecnológico esmagador, ponta de lança de digressões de outras artistas, a canadiana opta pelos princípios do "do it yourself" - embora conte com a ajuda preciosa de uma pequena equipa onde todos têm uma palavra a dizer (e a que "Look At What The Light Did Now" dá voz).
Além destes colegas de digressão - "os meus amplificadores", como Feist lhes chama -, o documentário também conta com depoimentos de suspeitos do costume como Andrew Whiteman e Kevin Drew, dos Broken Social Scene, ou Chilly Gonzales, colaborador habitual.
Drew é, aliás, o realizador de "The Water", uma das duas curtas-metragens que compõem os extras deste DVD. O filme tem o actor Cillian Murphy e a própria Leslie Feist no elenco e o seu tom fúnebre, invernoso e contemplativo contrasta com a outra curta-metragem que a edição propõe. "Departures" volta a ter o nome de Kevin Drew na ficha técnica, mas aqui enquanto intérprete de uma discussão conjugal que também passa - com algum humor - pelas filmagens do videoclip de "My Moon My Man".
E falando em videoclips, os de Feist costumam propor, à semelhança dos concertos, uma aliança inteligente e imaginativa entre música e imagem. O DVD de "Look At What The Light Did Now" inclui os quatro retirados de "The Reminder" - o espectro envolve um passeio rolante tornado pista de dança ("My Moon My Man"), euforia condimentada com fogos de artifício ("I Feel It All"), coreografias de um musical irresistível ("1234") e uma dolente história de amor em animação ("Honey Honey").
Além dos videoclips, o DVD tem ainda alguns excertos de actuações ao vivo a que uma realização limitada acaba, infelizmente, por não fazer justiça. Bem mais interessante, o CD contém gravações raras (também ao vivo) onde constam a canção-título do DVD (inspirada cover do tema homónimo dos Little Wings), óptimas versões de "When I Was A Young Girl" ou "So Sorry" e reinterpretações ao piano por Chilly Gonzales.
Enquanto não chega o sucessor de "The Reminder" - que já está a ser preparado -, o documentário e esta colecção de extras deverão chegar para acalmar a ansiedade dos fãs... e muito provavelmente despertar alguma curiosidade entre os restantes sobre o que Feist fará a seguir.
Videoclip de "My Moon My Man":
Videoclip de "1234":
Videoclip de "I Feel It All":
Comentários