Mimicat apresentou "Ai coração" através da livre submissão de canções e conquistou os espectadores e os jurados. Na final do Festival da Canção, que decorreu este sábado, dia 11 de março, a cantora foi a escolhida para representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em Liverpool.
Segundo a RTP, é a primeira vez na história que um tema da livre submissão vence o concurso nacional.
"Ai coração" foi a canção mais votada pelo público. Já a votação do júri regional terminou com um empate - Edmundo Inácio ("Festa") e Mimicat conquistaram 66 pontos.
"Festa", de Emundo Inácio, conquistou o segundo lugar - o tema também foi apresentado através da livre submissão de canções. Cláudia Pascoal, com "Nasci Maria", ficou em terceiro lugar.
Na final, o peso das votações foi repartido entre os telespectadores e um júri, com representantes de sete regiões de Portugal Continental e ilhas.
Mimicat é o nome artístico da cantora portuguesa Marisa Mena, de 38 anos, que se candidatou ao Festival da Canção, submetendo “Ai Coração”. A cantora já tinha participado em 2001 numa das semifinais do festival, com o nome Izamena.
Os votos do público
O público atribuiu um ponto a "Fim do mundo", da cantora Inês Apenas. "Viver", dos Sal, conquistou 2 pontos, seguida por "Povo", de Ivandro (3 pontos), "Nasci Maria", de Cláudia Pascoal (4 pontos), "Encruzilhada", de Churky (6 pontos), "Goodnight", de Bárbara Tinoco (6 pontos), e de "Tormento", dos Voodoo Marmalade (7 pontos).
Já "World needs therapy, dos Dapunksportif, recebeu os oitos pontos do televoto. Os dez pontos do público foram entregues a Edmundo Inácio ("Festa").
Os votos do júri
"Festa", de Edmundo Inácio, e "Ai Coração", de Mimicat, foram as canções mais votadas pelo júri regional - as duas canções ficaram empatadas em primeiro lugar 66 pontos.
A região do Norte atribuiu os 12 pontos ao tema "Povo", de Ivandro. "Ai Coração", de Mimicat, recebeu a pontuação máxima do júri da região Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Madeira e Açores.
Já os jurados do Alentejo entregou 12 pontos a Edmundo Inácio ("Festa"). “Contraste Mudo” (You Can’t Win Charlie Brown) conquistou pontuação máxima do júri do Algarve.
O tema vencedor deste ano vai representar Portugal no 67.º Festival Eurovisão da Canção, marcado para Liverpool, no Reino Unido, em maio. As duas semifinais estão marcadas para os dias 9 e 11 de maio, e a grande final para o dia 13.
A final do Festival da Canção decorreu sábado, dia 11 de março. A última ronda da fase nacional do representante português para a edição de 2023 do Festival Eurovisão da Canção foi apresentada por Filomena Cautela e Vasco Palmeirim.
Na final, concorreram 13 temas - sete apurados na primeira semifinal e seis classificados na segunda semifinal. Na última fase, além dos pontos do público (televoto), as votações do júri foram feitas por representantes de sete regiões de Portugal Continental e ilhas- em caso de empate, nas semifinais prevalece a escolha do júri e, na final, a do público.
No dia 25 de fevereiro, na primeira semifinal foram apurados sete temas para disputarem a final: “Encruzilhada” (Churky), “Nasci Maria” (Cláudia Pascoal), “Viver” (SAL), “Ai Coração” (Mimicat), “Contraste Mudo” (You Can’t Win Charlie Brown), “Endless World” (Neon Soho) e “Sapatos de Cimento” (Quim Albergaria/Esse Povo).
Deveriam ter passado seis, mas uma falha técnica na linha telefónica de votação da canção “Sapatos de Cimento”, à qual a RTP indicou ser alheia, levou ao apuramento automático do tema composto por Quim Albergaria e interpretado por Esse Povo.
Tal como na primeira ronda, na segunda semifinal, foram apuradas seis canções - cinco foram selecionados através do sistema de votação habitual (metade da pontuação atribuída a um júri profissional e a outra metade ao voto do público): “Povo” (Ivandro), “A festa” (composta e interpretada por Edmundo Inácio), “Goodnight” (Bárbara Tinoco), “Tormento” (Voodoo Marmalade), “Fim do mundo” (Inês Apenas) e “World needs therapy” (Dapunksportif).
VEJA AS ATUAÇÕES NA FINAL:
1. "Nasci Maria" - Cláudia Pascoal - ver aqui
2. "Encruzilhada" - Churky - ver aqui
3. "Sapatos de Cimento" - Esse Povo - ver aqui
4. "Goodnight" - Bárbara Tinoco - ver aqui
5. "Contraste Mudo" - You Can't Win, Charlie Brown- ver aqui
6. "Tormento" - Voodoo Marmalade - ver aqui
7. "Fim do Mundo" - Inês Apenas - ver aqui
8. "Ai Coração" - mimicat - veja aqui - ver aqui
9. "World Needs Therapy" - Dapunksportif - ver aqui
10. "Endless World" - Neon Soho - ver aqui
11. "Povo" - Ivandro - ver aqui
12. "A Festa" - Edmundo Inácio - ver aqui
Jesus Quisto 'invadem' final do Festival da Canção
Depois de serem excluídos do Festival da Canção, os Jesus Quisto decidiram orquestrar um plano para invadir a sede da RTP e subir ao palco do concurso. A a banda fictícia da série "Pôr do Sol" contou com a ajuda de Tânia Ribas de Oliveira.
"Vocês excluíram-nos do Festival mas nós recusamos-nos a aceitar porque somos jovens", frisou o grupo a Filomena Cautela, Vasco Palmeirim e Inês Lopes Gonçalves. "Não somos nós que mandámos, quem manda aqui é a Lenka", frisou o apresentador.
No palco do Festival da Canção, os Jesus Quisto recordou que vai atuar nos Coliseus em abril e apresentaram o tema "For Win the Festivals", com o Coro Santo Amaro de Oeiras.
O tributo aos The Beatles
Na final do Festival da Canção, Salvador Sobral subiu a palco para recordar temas dos The Beatles, banda de Liverpool, cidade que recebe este ano o Festival Eurovisão da Canção.
O artista começou recordou o famoso medley do lado B do disco "Abbey Road ", dos The Beatles - veja aqui o vídeo.
"She Came in through the bathroom window", "Sun King", "Golden Slumbers" e "The End" foram os temas interpretados pelo músico.
Um passeio por Liverpool
David Fonseca subiu ao palco do Festival da Canção para passear por canções que nasceram em Liverpool, no Reino Unido - veja aqui.
"Enola Gay", dos Orchestral Manoeuvres In The Dark, "Relax" (Frankie Goes to Hollywood), "Wonderful Life" (Black), "There She Goes" (The La’s) e You Spin Me Around (Dead Or Alive) foram os temas apresentados pelo cantor.
"Foi uma longa jornada, mas chegamos aqui e chegamos bem", contou o artista em conversa com Vasco Palmeirim. "Estou muito satisfeito com aquilo que fizemos aqui", rematou.
"saudade, saudade": a atuação de MARO
MARO, artista que representou Portugal na edição de 2022 do Festival Eurovisão da Canção, também subiu a palco para interpretar "saudade, saudade". Em palco, a artista esteve acompanhada por um coro de 25 músicos que participaram no Festival da Canção 2022 - veja aqui o vídeo.
"Queria fazer isto na Eurovisão, mas não deu, só podiam ser seis", revelou a cantora. "Foi um privilégio e uma honra dar a cara pelo meus país", acrescentou a artista no final da atuação.
Comentários