
Na busca pelos melhores talentos na dança de rua, a organização lançou um concurso internacional, cuja Grande Final acontece em 2013 no Rock in Rio Buenos Aires. No âmbito da etapa portuguesa levámos uma das ‘crew’ semifinalistas a dançar pela Cidade do Rock. A lista dos cinco grupos semifinalistas pode ser consultada aqui.
“A Street Dance demonstra o empenho da organização em surpreender o público em cada edição. Este novo espaço inspirado em Nova Iorque vai trazer todo o espírito alegre e ritmado da dança urbana à Cidade do Rock”, afirma a vice-presidente do Rock in Rio, Roberta Medina.
Lisboa vai ser a primeira cidade a desfrutar da Street Dance, que segue depois para Madrid e, em 2013, para o Rio de Janeiro e Buenos Aires. “Acreditamos que vai ser um verdadeiro sucesso”, crê Roberta Medina.
Das 16:30 às 23:30, a dança urbana invade a Street Dance, com diversas animações para o público, protagonizadas por um DJ e um MC e uma ´dance crew´ residente.
A diretora artística deste novo espaço é a bailarina, professora de dança e coreógrafa Marina Frangioia, que ganhou protagonismo junto do grande público quando fez parte do júri do concurso da SIC “Achas Que Sabes Dançar?”.
A terminar o Mestrado em Criação Coreográfica Contemporânea na Escola Superior de Dança de Lisboa, Marina Frangioia trabalha regularmente com bailarinos e atores.
“A ‘street dance’ tem vindo a ganhar o seu espaço em Portugal e, hoje, as academias e escolas de dança contam com centenas de alunos entusiastas. Os ‘media’, a moda e a música foram um meio facilitador na promoção deste estilo de dança”, indica.
O Jukebox Project será a ‘dance crew’ residente da edição de Lisboa. Fundado em 2008 pelo jovem mas consagrado bailarino Vasco Alves, tem sido uma plataforma de criação para alguns dos melhores ‘street dancers’ em Portugal, representando o país em campeonatos mundiais.
As atuações do Jukebox Project vão acontecer durante os intervalos do Palco Sunset, às 17:50, às 19:30 e às 21:00 e prometem pôr toda a Cidade do Rock a dançar.
Depois do Jukebox Project é a vez dos cinco semifinalistas do Casting Street Dance Portugal atuarem para os milhares de pessoas que se encontram no Parque da Bela Vista. Cada semifinalista atuará num dos dias do evento.
O vencedor do passatempo de Portugal, que será anunciado no último dia do Rock in Rio-Lisboa 2012 - 3 de junho -, vai atuar na Grande Final a ter lugar no Rock in Rio Buenos Aires, competindo com os três vencedores dos restantes países e com o vencedor da etapa internacional.
O grande vencedor recebe um prémio no valor de 20 mil dólares e os participantes que ficarem no segundo e no terceiro lugares recebem um prémio no valor de 7 mil dólares e 3 mil dólares, respetivamente.
Comentários