Inês de Medeiros vai ser homenageada pela sua carreira na quarta edição dos prémios Cinetendinha.

"Sem Sombra de Pecado", "Tempos Difíceis", "O Bando das Quatro", "O Sangue", "Adeus Princesa", "Aqui na Terra", "Casa de Lava", "Três Palmeiras", "Pandora" e "Ossos" fazem parte da carreira como atriz, frequentemente às ordens de cineastas como Pedro Costa e João Botelho, além de Jacques Rivette.

O trabalho estendeu-se para trás das câmaras, como realizadora de "O Fato Completo Ou À Procura De Alberto" ou o documentário "Cartas a uma Ditadura".

A homenagem integra a gala do cinema português organizada e apresentada pelo crítico e jornalista Rui Pedro Tendinha com o município de Loulé e o Loulé Film Office, que decorrerá a 27 de janeiro no Cineteatro Louletano, a partir das 18h30.

Integrada na Algarve Film Week, toda ela em Loulé, a cerimónia dos Cinetendinha promete descontração total, com figuras públicas a apresentar as claquetes Cinetendinha em várias categorias, como o melhor filme nacional e o melhor filme internacional.

Será ainda atribuído o prémio Futura, destinado a premiar uma jovem figura do cinema nacional.

As escolhas serão feitas pela Academia Cinetendinha, que integra críticos, atores, produtores, realizadores, programadores e outros e profissionais ligados ao setor.

A festa do cinema será transmitida em direto no SAPO Mag e no SAPO.