Os mais versados na cultura popular sabem que 21 de outubro de 2015 é uma data muito especial.

Trata-se do dia para onde Marty McFly viajou da sua vida em 1985 com a namorada no início de "Regresso ao Futuro 2", conduzido pelo seu grande a louco amigo "Doc" Brown.

E como este recordou num vídeo lançado hoje (em baixo), "Finalmente chegou o futuro. Sim, é diferente do que todos nós pensámos. Mas não se preocupem. Apenas significa que o vosso futuro ainda não foi escrito. Nenhum é. O vosso futuro é o que vocês façam. Apenas façam com que seja um bom."

O segundo filme não está a fazer os 30 anos pois é de 1986, mas 2015 marca realmente o trigésimo aniversário do início da saga e a associação das duas efemérides é o pretexto para grandes celebrações do "Dia Mundial do Regresso ao Futuro", que vão muito além do regresso da saga de Robert Zemeckis a algumas salas de cinema em todo o mundo ou o seu relançamento em Blu-Ray e DVD com uma nova curta onde Christopher Lloyd volta à pele da sua mais icónica personagem.

Nos últimos meses, do "hoverboard" voador aos ténis que se apertavam sozinhos, fãs e comunicação social reflectem sobre a audaciosa visão do futuro como era visto em 1989 e as previsões que se tornaram realidade (ou não).

Michael J. Fox e Christopher Lloyd fizeram o mesmo durante uma curta de cinco minutos que marca o lançamento do primeiro carro a hidrogénio da Toyota e pode ser vista num site especial.

Enquanto a Lexus anunciou protótipo do skate voador e se espera com ansiedade para ver se Nike cumpre a promessa de lançar os ténis que se apertam sozinhos, a Universal não foi de modas e avançou com o trailer de "Tubarão 19", o filme que estava em exibição (em 3D) em Hill Valley, e a Pepsi com uma edição especial chamada Pepsi Perfect, a bebida que Marty McFly pedia no futuro. Também o jornal USA Today, que aparecia no filme, lançou uma detalhada primeira página falsa (ver mais em baixo).

E naturalmente, é incontornável descobrir o que foi feito dos atores da saga agora que foram finalmente apanhados pelo "futuro".

É irónico que os 26 anos de "Regresso ao Futuro II" ocupem muito mais espaço mediático com que os 30 de "Regresso ao Futuro": se este tinha tanto de ficção científica como de visão nostálgica na viagem a 1955, a sequela é mais ambiciosa e os 30 minutos da sua visão de como seria 2015 ocupam um lugar especial no imaginário coletivo desde que foram vistos pela primeira vez em 1989.

Para muitos, o primeiro filme é visto como um esboço, um ensaio para o segundo, o auge da trilogia. E a fazer fé em Robert Zemeckis, ela permanecerá intocável pelo que se espera que sejam muitos anos.

Veja a mensagem especial do dia de "Doc" Brown.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.