Jacob Elordi vai ser o monstro Frankenstein no próximo filme de Guillermo del Toro, que será para a Netflix.

O ator australiano de 26 anos vai substituir a escolha original do realizador mexicano, o britânico Andrew Garfield, de 40, forçado a abandonar o projeto por causa de conflitos de agenda causados pelas greves de atores e argumentistas que atingiram Hollywood na segunda metade de 2023.

Conhecido pela série "Euphoria" e elogiado recentemente pelas interpretações em "Priscilla" (como Elvis Presley) e "Saltburn", Elordi junta-se aos anteriormente anunciados Oscar Isaac (como Victor Frankenstein) e Mia Goth (como a noiva Elizabeth Lavenza).

Há outras novidades no elenco, com destaque para o vencedor de dois Óscares Christoph Waltz e Felix Kammerer (revelação de "A Oeste Nada de Novo"), além de Lars Mikkelsen, David Bradley e Christian Convery (da série "Sweet Tooth").

Ainda sem datas, "Guillermo del Toro‘s Frankenstein" será o primeiro projeto do realizador depois de ter feito história nos Óscares quando se tornou o primeiro a ter uma estatueta dourada para Melhor Filme ("A Forma da Água") e Longa-Metragem de Animação ("Pinóquio").

Com uma carreira sempre de mãos dadas com criaturas fantásticas, uma versão pessoal de romance “Frankenstein”, de Mary Shelley, é uma aspiração que vem, pelo menos, desde 2008.

Em entrevistas, o realizador descreveu a obra como o "livro por excelência sobre a adolescência", recordando como é tão importante na história a sensação de exclusão e ter sido "trazido a este mundo por pessoas que não se importam com você e é atirado num mundo de dor e sofrimento, lágrimas e fome".

"É um livro espantoso escrito por uma adolescente. É alucinante", constatava.

Não se sabe se a sua história vai decorrer no século XIX ou ser contemporânea.