Tom Cruise interpretou Jack Reacher em dois filmes, mas o autor dos livros admitiu finalmente que concorda com as críticas: o ator é demasiado baixo para interpretar a sua personagem.

Nos livros de Lee Child, o antigo investigador militar é descrito como uma força da natureza com 1,95 metros de altura, mas Cruise, claro, tem 1,70.

O assunto foi amplamente destacado quando foi anunciado o projeto e depois o filme chegou aos cinemas em 2012, mas menos na sequela de 2016, "Jack Reacher: Nunca Voltes Atrás".

Neste intervalo de tempo, o autor foi dando justificações para o contraste, por exemplo com um "O tamanho do Reacher nos livros é uma metáfora para uma força imparável, o que Cruise representa à sua maneira".

"Com outro ator, conseguiremos com 100% da altura do Reacher, mas apenas 90% do Reacher. Com o Tom, conseguiremos 100% do Reacher com 90% da altura", foi outro argumento.

Agora, Lee Child deu a entender que Hollywood já não pensa fazer um terceiro filme e isso terá libertado a sinceridade.

"Com um pouco de sorte, iremos para a televisão e faremos um Netflix ou algo do género. Isso vai ter uma consequência triste e estranha, uma vez que o Tom Cruise não faz televisão, portanto teremos de procurar um novo protagonista", explicou ao colega John Grisham durante uma conversa no âmbito de um festival dedicado aos romances policiais realizado no fim de semana em Harrogate (Grã-Bretanha).

"Aposto que o novo Jack Reacher vai ser um pouco mais alto?", perguntou então Grisham, que também viu Tom Cruise ser o protagonista da adaptação ao cinema do seu romance "A Firma" em 1993.

"Podes ter a certeza sobre isso. Não sei quem será, mas vai ser bastante grande.", respondeu Lee Child.

"Não sei qual a popularidade que a série vai ter, mas esperamos que seja de longa duração. A televisão é agora o que se deve fazer", rematou.