A Netflix vai investir 2,5 mil milhões de dólares (2,26 mil milhões de euros) em conteúdo sul-coreano nos próximos quatro anos, informou o presidente-executivo da gigante do streaming, Ted Sarandos, após uma reunião nos EUA com o presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol.

"A Netflix tem o prazer de confirmar que investiremos 2,5 mil milhões na Coreia, incluindo a criação de séries, filmes e conteúdo sem argumento coreano, nos próximos quatro anos", disse Sarandos num comunicado obtido pela France-Presse (AFP) esta terça-feira.

"Este plano de investimento é o dobro do montante total que a Netflix investiu no mercado coreano desde que iniciámos o nosso serviço na Coreia, em 2016", salientou.

A Coreia do Sul tornou-se uma potência cultural global nos últimos anos, em parte graças ao sucesso do filme vencedor dos Óscares "Parasitas" e da série da Netflix "Squid Game".

Uma amostra desta popularidade é que cerca de 60% dos subscritores assistiram a pelo menos uma produção daquele país na plataforma em 2022, segundo dados da empresa. Sarandos destacou que a Netflix tem "grande confiança" em que a indústria criativa coreana continuará a produzir grandes histórias e citou como exemplos os sucessos recentes da série "Em Busca da Glória" e o 'reality show' "Physical: 100".

"É incrível que o amor pelos programas coreanos tenha levado a um interesse geral pela Coreia graças às histórias cativantes dos criadores coreanos. As suas histórias estão agora no coração do espírito cultural mundial", acrescentou.

A Netflix, que gastou mais de 750 milhões de dólares (679 milhões de euros) no desenvolvimento de conteúdo sul-coreano entre 2015 e 2021, já havia antecipado que pretendia ampliar a sua produção naquele país, sem dar detalhes sobre o seu plano de investimento.

O presidente sul-coreano, que chegou a Washington na segunda-feira para uma visita oficial de seis dias, celebrou o seu "encontro muito significativo" com Sarandos, segundo um comunicado enviado pelo seu gabinete à AFP.

Ele afirmou que o investimento "será uma grande oportunidade para a indústria do conteúdo coreana, para os criadores e para a Netflix. Celebramos com sinceridade a decisão excecional de investimento da Netflix".

Yoon vai reunir-se na quarta-feira com o presidente dos EUA, Joe Biden.

Vários dos maiores sucessos globais da Netflix nos últimos anos foram produções sul-coreanas, pelo que a empresa tomou uma "sábia decisão financeira", declarou à AFP Regina Kim, especialista em conteúdo coreano.

"A Netflix teve um um papel enorme na divulgação da cultura e do conteúdo coreano em todo o mundo", acrescentou.

Mas o serviço de streaming é uma das empresas envolvidas num debate sobre a "tarifa de uso" na Coreia do Sul.

As empresas de internet do país querem obrigar os grandes utilizadores de dados, como a Netflix, a pagar mais pela banda larga, algo que a gigante do entretenimento rejeita.