O épico sobre os jogos de poder, traição e vingança na Roma imperial "Gladiador" foi o grande vencedor dos Óscares referentes a 2000 e só por si contribuiu para o género voltar a ganhar popularidade em Hollywood.

Muito da responsabilidade pelo sucesso foi atribuída ao impacto de Russell Crowe como Maximus Decimus Meridius.

Esta terça-feira (21), numa entrevista a um programa de televisão australiano, o ator expressou remorsos por lhe atribuída muita da responsabilidade pelo sucesso e tudo o que ganhou, incluindo o Óscar pela interpretação do general que se tornava escravo e depois gladiador que desafiava um império.

Segundo ele, os louros pertencem grandemente ao realizador Ridley Scott.

Russell Crowe, que no passado já tinha dito que o argumento não era grande coisa quando o leu pela primeira vez, recordou o que sentiu ao rever "Gladiador" durante um concerto em pleno Coliseu de Roma, em junho de 2018.

"Fui a Roma e sentei-me e vi o filme e foi uma experiência de humildade, porque estava a vê-lo e mudou tanto na minha vida", recordou.

Atores de "Gladiador" juntam-se 18 anos depois... no Coliseu de Roma
Atores de "Gladiador" juntam-se 18 anos depois... no Coliseu de Roma
Ver artigo

"Recebi tantas palmadinhas nas costas e ganhei prémios muito importantes e tudo isso e obviamente que me elevou a um nível diferente [em Hollywood] durante um período de tempo bastante significativo. Mas vi aquele filme e é um filme de realizador. Foi um daqueles momentos de 'Porque é que recebi toda a atenção quando o Óscar pertence a Ridley Scott?'", destacou.

O realizador foi nomeado para as estatuetas, mas perdeu para Steven Soderbergh e "Traffic - Ninguém Sai Ileso".

Além de Melhor Filme e Ator, "Gladiador" ganhou os prémios de Guarda-Roupa, Som e Efeitos Visuais.

Ridley Scott e Russell Crowe renovariam a colaboração artística em mais quatro filmes: "Um Ano Especial" (2006), "Gangster Americano" (2007), "O Corpo da Mentira" (2008) e "Robin Hood" (2010).

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.